A Biblioteca Infantil De Pinóquio, é uma grande oportunidade para trazer uma nova visão para a região assim como a proposta de fluxos e usos diferenciados e a apropriação do espaço pelos moradores locais, como uma forma de democratizar cada vez mais o espaço Urbano. Nosso Objetivo é integrar todos os serviços e programas no local de forma a criar um complexo, que ao mesmo tempo respeita sua posição de acordo com o entorno sem deixar de trazer a modernidade e flexibilidade necessária A Volumetria do projeto é resultado de um planejamento horizontal, utilizando a antiga fábrica de papel como referencial inicial para distribuição do programa, e a partir dela desenvolver O projeto de forma a criar uma relação de antagonismo entre o edifício novo e a Fábrica de Papel , e a relação entre o novo e o antigo coexistindo de forma harmônica. Permitindo o acesso pela Via dele Cartiere e criando um eixo de circulação até a Via Benvenuto Pasquinelli, conseguimos potencializar a qualidade do espaço urbano e a permeabilidade do projeto de acordo com sua localização com uma circulação paralela a Via dela Finalda integrada, permitindo a valorização dos dois lados da via, sem criar nenhum tipo de barreira entre elas.
As entradas duplas valorizam a posição do edifício de forma igualitária. A volumetria se comporta de forma progressiva, à partir da antiga Fábrica, na altura e na representatividade, de forma hierárquica, sua distribuição se dá de acordo com a área necessária para cada ambiente, do menor para o maior tendo a Biblioteca como elemento final dessa evolução. Os Materiais escolhidos se comportam de forma neutra, para minimizar o impacto perante o ambiente histórico e interagir de forma harmónica com o conjunto, Tijolo, Concreto, madeira e Vidro são os quatro materiais presentes na identidade do volume.
Conceito As Aventuras de Pinóquio nos conta a saga de um pedaço de madeira consciente que no decorrer de várias aventuras chegou a se transformar em um menino de verdade, Utilizando várias metáforas e analogias para concluir o conto, Pinóquio passa por diversas fases de sua vida de forma a enfrentar problemas e evoluir com eles aos poucos, sua evolução é dada de forma física, emocional e psicológica nesse contexto nós criamos um paralelo entre as etapas da jornadad e Pinóquio e os materiais nela implementados, do básico ao mais sofisticado, através de momentos marcantes de sua jornada, definimos então um processo de 4 momentos Início, vislumbre, descobertas e aprendizado.
A Biblioteca inspirada em Pinóquio se utiliza dessa essência evolutiva para permear as decisões de projeto, traduzindo de forma conceitual os processos evolutivos e as etapas de sua jornada Bloco Inicial : Representando o início de tudo e sendo associado à Fábrica de papel como utilizamos sendo o início de tudo. Vislumbre: Representa a etapa onde Pinóquio conhece o mundo e suas distrações, representado pelo bloco de teatro e apresentações livres próximo ao início Descobertas: Representado pela etapa onde Pinóquio descobre novos horizontes, jogos, musicas, festas, pessoas e suas diversidades, representado pelo bloco de exposições temporárioas e permantentes . Aprendizado: Representado pela etapa onde ele descobre de fato o que é importante na vida e um momento de iluminação, representado pela biblioteca e suas possibilidades de crescimento através da cultura.